domingo, 31 de março de 2013

Coronel Araújo Cmt Geral da PMRN disse em seu Blog que irá apurar denúncia após uma barreira do GTO do 10º BPM ter acabado após abordagem a dois vereadores de Janduís


O Comandante Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Coronel Francisco ARAÚJO respondeu em seu Blog, que está apurando um fato narrado por Policiais Militares, que teve uma barreira policial encerrada após a abordagem a dois vereadores da cidade de Janduís, médio-oeste Potiguar. Uma pessoa identificada por "militar" fez a pergunta ao Comandante e ele de pronto respondeu dizendo: "o fato já esta sendo apurado e no final iremos julgar".

RELEMBRADO O FATO:

No dia 15 de março, cerca de 10 homens do GTO (Grupo Tático Operacional) do 10º BPM realizava uma operação de barreiras itinerantes no médio-oeste no intuito de apreender drogas, armas e veículos roubados na BR 226. No retorno que dá acesso a cidade de Campo Grande e Janduís, abordaram dois vereadores de Janduís que vinham em um veículo, que ao serem parados, os vereadores se identificaram como parlamentares, porém a abordagem policial continuou.
Ofendidos pela continuação da abordagem, o vereador Jozenildo Morais efetuou uma ligação para um Coronel da PM  e poucos minutos após mandou encerrar a barreira. Cerca de 5 minutos depois do GTO ter saído de um novo ponto (Triunfo Potiguar), aconteceu uma tentativa de roubo entre Jucurutu e Triunfo e os bandidos passaram justamente onde os PMs deveriam estar.
Em nota, o vereador Jozenildo Morais confirmou ter sido ele o responsável pela ligação, porém disse jamais ter pedido para encerrar a barreira policial.
O Cmt Geral deverá instaura uma sindicância para apurar se houve algum tipo de crime no fato e adotará as medidas cabíveis na situação.

Fonte: GTO Assu

GTO do 10º BPM RECUPERA DUAS MOTOS FURTADAS EM CAMPO GRANDE

Imagem ilustrativa

O GTO do 10º BPM recuperou duas motocicletas que tinham sido furtadas na cidade de Campo Grande, médio-oeste do Rio Grande do Norte.
De acordo com os Militares, os veículos estavam próximo a  comunidade rural do Cabeça de Boi e ninguém soube dizer quem as teriam levadas para o local. Uma das motocicletas foi furtada em frente ao Clube Arco Verde, de um cidadão de Paraú e entregue hoje mesmo a ele. As investigações irão continuar, no intuito de prender os bandidos que estão roubando os veículos e já existe a suspeita.

Fonte: GTO Assu

sexta-feira, 29 de março de 2013

Mais uma vez... "Mortadela"

Gaveta do caixa furtado pelo acusado

Na madrugada do dia (28), por volta das 04hs, policiais da Força Tática foram acionados para atenderem a uma ocorrência de arrombamento a um mercadinho localizado nas proximidades do Hospital Regional de Assu. 

"MORTADELA" acusaado
Ao chegarem ao local se depararam com o acusado do arrombamento, e o identificaram como sendo Fábio Guimarães, mais conhecido pela alcunha de “Mortadela”, um velho conhecido da justiça alvejado com dois disparos de arma de fogo e com ele o caixa do mercadinho.
“Mortadela” foi socorrido para o hospital e em seguida foi transferido para Mossoró.
A polícia ainda sabe quem foi o autor dos disparos, e as investigações ficará a cargo da Polícia Civil.

Agência do Bradesco de Assu é alvo de baderneiros

Ag. Bradesco Assu
Foi registrada também na noite de ontem (28), uma ocorrência de danos ao patrimônio, na Agência Bancaria do Bradesco, localizada no centro de Assu. Segundo testemunhas, por volta das 23hs, dois homens tiveram uma tentativa de saque frustrada, e por revolta, quebraram a porta de vidro do acesso aos caixas eletrônicos, e em seguida fugiram em destino ignorado em um Gol de cor vermelha.
A policia foi acionada, realizou patrulhamentos no intuito de localizar os acusados, mas ninguém foi identificado até o momento.

PARAÚ: Adolescentes abusam da falta de punição e ameaçam policiais

Imagem ilustrativa
Na noite de ontem (28), por volta das 19hs, na cidade de Paraú, dois menores de idade de iniciais A.D.L.R. de 17 anos, residente em Assu e A.A.B. de 15, morador de Paraú, deram inicio a uma discussão que  culminou em vias de fato com outro jovem nas proximidades da Igreja Católica, a policia local foi acionada e ao chegar para apaziguar a situação foi destratada pelo adolescente de 17 anos. O comandante do destacamento Sgt. Paulo Eduardo estava na ocorrência, e devido às ameaças a ele e seu parceiro, decidiu conduzir o adolescente ao destacamento para qualifica-lo.
No destacamento enquanto era conversado com o adolescente apreendido, o parceiro de apenas 15 anos, tentou invadir o local, momento em que o Sgt. Eduardo teve que o conter, evitando sua entrada. Familiares do jovem ficaram indignados e se revoltaram contra os policiais. O soldado ao ver o tumulto teve que ajudar ao sargento para conter os ânimos da população, e nesse momento o adolescente de 15 anos aproveitou e se evadiu do local.
Policiais do GTO foram a cidade de Paraú em apoio aos dois PMs, e depois dos ânimos amenizados foram a residência do jovem, onde realizaram sua apreensão. Os dois desordeiros foram levados para a Delegacia Regional de Patu, para procedimentos legais, com acusações de ameaças e danos morais.
Segundo os policiais, o adolescente de 17 anos, por diversas vezes disse “VOCÊS VÃO VER, VOU MATAR OS DOIS”, se referindo aos dois policiais que o apreenderam.

NOTA DO BLOG: Sabemos que não é “privilégio” só da cidade de Paraú ter apenas dois militares por serviço, mas é notório que o efetivo do 10º BPM não é o suficiente para suprir as necessidades dos destacamentos pertencentes a ele. O “10º” é um dos Batalhões formadores de soldados do estado, e infelizmente é o que menos tem prestígios, pois além de perder os soldados formados que deveriam servir na sua unidade, para “padrinhos” de outras regiões, tem desfalque nas viaturas por falta de manutenção ou por esbarrar em burocracias.
“Só quem perde com isso é a população do Vale.”

quinta-feira, 28 de março de 2013

2ª Corrida do Choqueano



A 2ª edição da Corrida do Choqueano, evento promovido pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar, já tem data marcada. De acordo com a assessoria de comunicação da PM, o dia escolhido foi 13 de abril.
A Corrida do Choqueano terá um percurso de 6 km, abrangendo 11 categorias, nas quais os três primeiros colocados receberão premiação com troféus e brindes de patrocinadores do evento. O primeiro lugar geral também receberá uma passagem aérea de ida e volta para a corrida de São Silvestre, que será realizada no Estado de São Paulo.
As inscrições poderão ser realizadas por atletas civis e militares no Batalhão de Policiamento de Choque, localizado na Avenida Miguel Castro, em Lagoa Nova. O período para isso é de 1º a 12 de abril, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 20 e a entrega de 1kg de alimento não perecível.
Os alimentos arrecadados serão doados a entidades carentes. A 2ª Corrida do Choqueano tem como objetivo integrar, através do esporte, as entidades públicas e privadas, jovens e adultos do Ri Grande do Norte, reunindo-os em um evento de comemoração à data de criação da Unidade Especializada da Polícia Militar.

Mais informações pelos telefones (84) 3232-7654 / 3232-1029 / 9407-1609 / 8852-9677.

quarta-feira, 27 de março de 2013

DEHOM esclarece crime em interior de ambulância do SAMU em Mossoró.

Bel. Roberto Moura
O Delegado da Especializada em Homicídios de Mossoró, bacharel Roberto Moura, convocou a imprensa na tarde desta quarta feira, 27 de março de 2013, onde na oportunidade apresentou o resultado do inquérito policial, sobre o crime de homicídio ocorrido no dia 27 de janeiro deste ano, em que foi vítima a pessoa de Geovani de Brito Nunes, morto a tiros dentro de uma ambulância do SAMU, momento em que recebia atendimento médico, devido a um acidente de trânsito.

“Elenilson ou Buiú” responde por três homicídios em Mossoró
"Buiu" quando esteve preso na Cadeia Pública
O autor dos disparos segundo o delegado Roberto Moura, que concluiu o inquérito, foi a pessoa de Elenilson Silva Vidal, mais conhecido como Buiú.
De acordo com o delegado, no dia do crime, uma manhã de domingo, o acusado estava em um bar próximo a feira do Bode, onde se envolveu em uma vias de fato com outras pessoas e que após a confusão Buiu saiu a procura dos desafetos, que havia deixados o recinto. Chegando ao trevo que dá a cesso a favela do Pirrichil, no Alto São Manoel, encontrou uma Ambulância do SAMU, que estava parada fazendo os primeiros atendimentos médicos à Geovani Nunes, que acabara de sofrer um acidente grave, quando caiu de sua motocicleta.
Buiu se aproximou da ambulância de arma em punho, e passou a fazer perguntas aos socorristas.
Ele perguntara se a pessoa que estava sendo atendida estava usando boné amarelo e como não obteve qualquer informação por parte da equipe médica, passou a efetuar disparos contra a vítima que foi atingida com cinco tiros na cabeça, tendo morte instantânea.
O delegado Roberto Moura, não tem dúvidas de que Geovani foi morto por engano, uma vez que de acordo com as investigações, o mesmo não esteve no bar onde começou a confusão.
A Prisão preventiva de Buiú, foi decretada pela Justiça e que sua captura é questão de dias, enfatizou Roberto Moura.
Ele responde processos na justiça por três crimes de homicídios, onde um deles já foi julgado, e dois que ainda serão julgados pelo tribunal do Juri Popular. Buiú vai está no banco dos réus no próximo dia 10 de maio, caso este seja preso.

Fonte: Passando na Hora

COMENTÁRIO DO BLOG: No homicídio ocorrido em Assu na data do dia 07 de Março, o trabalho conjunto das policias Civil e Militar, culminou com a prisão do autor do crime, Genival ou "Galego de Mossoró", genro da vitima fatal "CHICO MOSSORÓ", e na mesma residencia em que Genival foi preso estava com ele a pessoa de "Buiu", onde naquela situação foi conduzido a delegacia, ouvido e liberado, pois em seu relato como também na oitiva do Genival ambos afirmaram que Buiu não sabia nem havia participado do crime. Informações anônimas seguintes, recebidas pela policia, relataram que era certa a participação de uma segunda pessoa no crime, chegando a ser citado o nome do Buiu.
A Policia Civil está investigando as veracidades das informações e deverá intimar o Buiu para ser ouvido novamente.

Acredita-se que o"Buiu" possa estar escondido ainda em Assu e pedimos que qualquer informação a respeito do seu paradeiro ligar para o 190, não é necessário se identificar.


BANDIDOS ASSALTAM VAN ENTRE PARAÚ E ASSÚ NA MADRUGADA DE HOJE

Imagem ilustrativa

Cerca de quatro bandidos abordaram uma Van que faz transporte de passageiros na madrugada de hoje (27/03) entre as cidades de Paraú e Assú, médio-oeste potiguar.
De acordo com informações da Polícia Militar, quatro elementos em um veículo Fox vermelho emparelharam com a Van e fizeram o motorista parar. Logo após dois bandidos entraram na van e sequestraram as vítimas até a entrada da cidade de Upanema e fizeram um verdadeiro arrastão. Ainda de acordo com a PM, os bandidos fugiram em direção a Upanema enquanto que as vítimas se dirigiram até o 10º BPM para informar o ocorrido. Viaturas estão nesse momento tentando localizar alguma pista sobre o bando, que estavam armados de calibre 12, revolver e pistola.
As investigações ficarão por conta do Delegado de Campo Grande e sua equipe.

Fonte: GTO Assu

Mais uma fuga na Cadeia Publica de Mossoró, entre os foragidos, um dos acusados da morte de um empresário em Assu


No inicio da tarde de terça feira (26), houve mais uma fuga na Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Souza, em Mossoró. Pelo menos nove presos considerados de alta periculosidade fugiram.  Dentre os fugitivos, de acordo com informações, estão: Expedito Luis de Carvalho Neto, conhecido como "Luizinho", e Emerson Ricardo Cândido de Morais, acusados de assaltos, assassinatos e tentativas de homicídios, e Damião Marques da Silva, natural de Pedro Avelino, acusado da morte do empresário "Chico Olegário" em 18 de Agosto de 2010, na cidade de Assu, dentre outros crimes.
Segue relação completa com os nomes e fotos dos fugitivos liberada pela direção da Cadeia Pública.

EMERSON RICARDO CANDIDO DE MORAIS
EXPEDITO LUIZ DE CARVALHO "LUIZINHO"
Damião Marques da Silva
DANIEL SOARES FIRMINO
ESTIVER MAGAIVER ALMEIDA DE MOURA
JOSÉ IVANILDO PINHEIRO DE LIMA
FRANCISCO ROMÁRIO DA SILVA BRITO
RANIELLY BRITO DE AZEVEDO
LUCELIO DE SOUZA

Fonte: Passando na hora

terça-feira, 26 de março de 2013

Briga entre taxistas termina em tentativa de homicídio

Uma tentativa de homicídio foi registrada na manhã de hoje (26), por volta das 08hs, no centro da cidade de Assu, nas proximidades da Loja o Boticário.

Josenildo        e        Mororó
Segundo testemunhas no local, os taxistas José Josenildo e Leilton Fernandes, iniciaram uma discussão na Praça do Sal e entraram em vias de fato, tendo Leilton, também conhecido como “Mororó”, desferido com um canivete, uma cutilada na região torácica de Josenildo e em seguida tentou se evadir do local em seu veiculo, um Chevrolet Meriva, sendo obrigado a parar devido outros veículos estarem aguardando o semáforo abrir, momento em que Josenildo se aproximou em seu veiculo, outro Chevrolet Meriva, armado com um revolver, e efetuou vários disparos contra Leilton.

Veiculo de propriedade de Josenildo
Em seguida, ainda segundo informações, Josenildo abandonou seu veiculo e saiu correndo em direção incerta.


Marcas dos tiros no para-brisa
Manchas de sangue no veiculo de Leilton

Populares conduziram Leilton ao Hospital Regional, onde foram realizados os primeiros atendimentos e em consequência dos ferimentos foi necessária sua transferência para a cidade de Mossoró.

Momento da transferência de  Leilton para Mossoró
Policiais da RP foram acionados pelo COPOM e chegando ao local foram informados pelo Bacharel Emerson Valente,que ali já se encontrava, quem seria o acusado e suas características. 

Canivete usado por Leilton na agressão contra Joseilton
Os Policiais Civis encontraram no interior do veiculo de Leilton o canivete utilizado para ferir seu algos.
Até o momento a policia não sabe o paradeiro de Josenildo, e pede para quem souber ligar para os números  190, 3331-6518 ou 3331-6596

domingo, 24 de março de 2013

FALTA DE VALORIZAÇÃO FAZ COM QUE POLICIAIS MILITARES DEIXEM A CORPORAÇÃO



É cada vez mais frequente o licenciamento a pedido de policiais militares do RN para assumirem outros cargos públicos. Somente neste mês de março, a Polícia Militar do RN licenciou ou recebeu a solicitação de licenciamento de doze policiais militares. O principal motivo alegado pelos militares para procurarem outro emprego e prestarem concursos públicos para outras instituições públicas é a falta de valorização profissional, baixos salários e falta de ascensão profissional. Um policial militar recém-aprovado em um concurso público divulgou em seu perfil do facebook a sua aprovação em outro concurso público e desabafou sobre a falta de valorização na instituição militar estadual. "Cansei de esperar o que nunca vem", disse o policial.
"Sempre tive vontade de trabalhar em um local que me fornecesse ao menos um plano de saúde por estar colocando a minha vida em risco em prol da sociedade. Acho que seria o mínimo que o Estado poderia fazer por seu funcionário. Infelizmente, sairei da PM sem essa conquista, mas ao que ficarão sigo torcendo pela conquista da valorização. Acho que cada policial militar merece isso", desabafou o militar.
Sem uma política de valorização do profissional de segurança pública, a tendência é de que esse número de solicitações aumente e cada vez mais seja crescente o déficit de efetivo da PMRN, o que é prejudicado ainda mais com a falta de concursos públicos para ingresso de mais profissionais na instituição.

Fonte: SOLDADO GLAUCIA via Cabo Heronides

Depois de interdição do CDP de Assu juíza determina retirada de presos da unidade para suas comarcas de origem



A Juíza de Direito da Comarca de Assu, Aline Daniele Belém Cordeiro Lucas, determinou novamente intimação ao Secretário Estadual de Interior, Justiça e Cidadania e ao Coordenador do Sistema Penitenciário Estadual para providenciar dentro de 15 dias a transferência dos presos de outras Comarcas que se encontram recolhidos no Centro de Detenção Provisória – CDP de Assu e foram encaminhados para a unidade após a existência de decisão judicial determinando a interdição do estabelecimento prisional.
A Magistrada também mandou intimar o diretor do CDP para dar integral cumprimento a decisão proferida e receber exclusivamente naquela unidade prisional local os presos de justiça da Comarca de Assu.
A Juíza Aline Daniele em sua decisão também elevou a multa imposta ao Secretário da SEJUC e ao Coordenador da COAPE para R$ 1.500,00 diários em caso de eventual descumprimento da decisão.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte havia ajuizado Ação Civil Pública e teve deferido pedido de liminar para que o Estado se abstivesse de receber presos para custódia no DCP de Assu até que fosse efetuada reforma na unidade de modo que atendesse as exigências legais voltadas à salubridade do ambiente, à solidez da edificação e à segurança do encarceramento. Como a reforma não foi feita e a situação permaneceu, o MP entrou com a petição de obrigação de fazer e teve decisão favorável por parte do Judiciário.

Confira a decisão AQUI:

Fonte: PM de São Rafael

sábado, 23 de março de 2013

PARA EXEMPLO: EM SERGIPE VIDEO MOSTRA POLICIAL MILITAR PRENDE PROCURADOR FEDERAL QUE TENTOU SUBORNA-LO

“Minha polícia não aceita ser subornada. O senhor está preso por tentar subornar um funcionário público”. CABO AMINTAS.


Assista ao vídeo AQUI!



Mais 30 policiais civis são nomeados pelo Governo do Estado, “Confira os nomes dos convocados”


Os remanescentes do concurso público realizado ainda em 2010 continuam sendo chamados pelo Governo do Estado para integrarem os quadros da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Neste sábado (23), foi publicada, no Diário Oficial do Estado, a nomeação de mais 30 pessoas para a Polícia Civil.


Serão quatro novos delegados, oito escrivães e 18 agentes. Inicialmente, de acordo com a Delegacia Geral da Polícia Civil, eles deverão ser deslocados para o interior o Rio Grande do Norte, onde o déficit de policiais civis é muito maior.
No ato, assinado pela governadora Rosalba Ciarlini, consta que a nomeação leva em consideração: “que a última nomeação dos candidatos, ocorrida em 05 de janeiro de 2013, através de publicação no Diário Oficial do Estado nº 12.862, foi insuficiente para suprir as necessidades da segurança pública; bem como a necessidade de reposição das vagas dos candidatos que não tomaram posse ou pediram exoneração, dentro do período de estágio probatório, fazendo-se necessário novo chamamento para suprir essas vagas”.

Confira os nomes dos convocados:

Delegados
Leonardo Cavalcanti Rodrigues da Cunha
Marina de Lima Toffoli
Anderson Dutra Tebaldi
Helena Cristina Aguiar de Paula

Escrivães
Larissa Priscila Pereira da Silva
Priscila Nogueira Kruger
Daniel Rodrigues Martins
Maria Cristianne Nóbrega de Albuquerque
Isabel Cristina dos Santos Melo Barbosa
Danielle Vanessa Miranda de Holanda Pinheiro
Larissa Silva Carneiro
Denilson Anchieta Rodrigues

Agentes
Fábio Moura Lucena
Katiane Martins Barbosa da Silva
Renato Nobre Formiga
Bruna Rafaela Ferreira de Medeiros
Igor Felipe de Oliveira Martins
Tatianne Azevedo Maia
Carla Pires Gama Rocha
Cyro Vilela da Fonseca Junior
Frederico Augusto Libório de Alencar
Josevaldo Jose dos Anjos
Rafael Lopes de Freitas Neto
Wagner Anchieta Benício de Souza
Leandro da Silva Lima
Anne Caroline Duarte de Queiroz
Bruno Cesar de Sousa Costa
Gilson Gomes de Assis
Salvador  Brito Mora Junior
Andréa Geovana Silva de Lira

Fonte: Portal BO

Trio tenta assaltar empresário e atira em ex-policial que fazia segurança


Victor, Jean Batista e Ziudjane
Três pessoas foram presas, na tarde desta sexta-feira (22), no bairro das Rocas, após uma perseguição policial que começou em Lagoa Nova. Victor Siqueira Magalhães, de 24 anos, Jean Batista da Silva de Lima, de 21, e Ziudjane Silva Batista, de 27 anos, são suspeitos de tentativa de assalto contra um empresário nos Correios da Rua Tororós e de balear um ex-PM. O trio estava em um veículo tipo Punto, de cor branca com queixa de roubo.
De acordo com a polícia, um empresário tentava sacar dinheiro em um caixa eletrônico, dentro da agência, quando foi surpreendido por dois homens armados. O segurança do empresário, ex-policial militar, percebendo a ação dos criminosos, atirou e acabou sendo baleado na perna por um dos assaltantes. Em seguida os suspeitos fugiram acompanhados de uma mulher.

Material apreendido com o trio
A polícia foi acionada e iniciou uma perseguição pelas principais avenidas da cidade até interceptar o veículo no prolongamento da Avenida Floriano Peixoto, já no bairro das Rocas. Dentro do carro os policiais militares encontraram uma bolsa pertencente a Ziudjane, contendo uma pistola calibre 380, munições e cerca de R$ 500 em dinheiro. Todos foram conduzidos para a DEPROV (Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas).
Na delegacia, os acusados foram interrogados e submetidos a análise. Os policiais civis descobriram que Jean Batista responde pelo crime de formação de quadrilha e Victor Magalhães por receptação. De acordo com o chefe de investigação da especializada, os três serão autuados por tentativa de latrocínio, receptação, porte ilegal e adulteração de sinais identificadores do veículo.

Fonte: Portal BO

sexta-feira, 22 de março de 2013

NORE prende homem por tentativa de suborno em Assu



Policiais do Núcleo de Operações Rodoviário Estadual (NORE) em fiscalização na cidade de Assu prenderam na manhã desta sexta-feira (10), um cidadão acusado de corrupção ativa. O popular ofereceu R$ 20,00 para que a autuação fosse retirada.
Francisco Nazareno da Costa, o condutor do veículo, foi abordado, pois se encontrava com seu veiculo Voyage de placa LJG-9142, estacionado ao lado do canteiro central localizado na Rua Fernando Bustamante, no centro da cidade. Após consultas, veículo e condutor foram liberados, pois ambos estavam em condições regulares.
Posteriormente Francisco retornou ao local da autuação, trazendo nas mãos o documento do veículo, e perguntando se não teria como retirar a multa, dizendo, “não tem como a gente se ajeitar”, o policial afirmou que não existia a possibilidade. Foi quando o condutor persistiu para ajeitar a situação, e entregou o documento do carro e dentro dele uma quantia em espécie de R$ 20,00. Ao ser perguntado pelo policial para que seria o dinheiro, Francisco disse que seria para ajeitar, para ele tomar um café.
Diante da tentativa de suborno, os policiais deram voz de prisão ao condutor, que foi levado a delegacia onde foi preso em flagrante por corrupção ativa (Artigo 333 do Código Penal Brasileiro), além de ser autuado por estacionar ao lado de canteiro central.

AGORA EM ASSU UM NOVO PROVEDOR PARA VOCÊ


COMISSÃO APROVA USO PESSOAL DE PISTOLA TASER



A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou no dia 13 de março o Projeto de Lei 2801/11, do deputado Luiz Argôlo (PP-BA), que autoriza o uso de armas de incapacitação neuromuscular (chamadas de Taser) pelo cidadão comum para fins de defesa pessoal. Segundo a proposta, arma de incapacitação neuromuscular é qualquer dispositivo dotado de energia autônoma que, mediante contato ou disparo de projétil de mínima lesividade, acarrete, em pessoa ou animal, supressão momentânea do controle neuromuscular que não produza sequela nem altere a consciência. O projeto altera o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03). Pelo texto, o registro concedido para armas de incapacitação neuromuscular autoriza seu porte. Para conseguir o registro, o cidadão deverá ter idade mínima de 18 anos e comprovar que tem residência fixa, além de apresentar nota fiscal de compra ou comprovação da origem lícita da posse. Ele não precisará comprovar capacidade técnica nem aptidão psicológica – requisitos exigidos para que seja concedido o registro de arma de fogo. O parecer do relator, deputado Guilherme Campos (PSD-SP), foi pela aprovação, com emenda. Conforme a emenda, os possuidores e proprietários de arma de incapacitação neuromuscular não registrada deverão solicitar o seu registro até 90 dias após a publicação desta lei. No texto original, esse prazo era 31 de dezembro de 2012. Para o relator, a proposta permitirá que os cidadãos defendam-se em casos de necessidade, à semelhança do que já ocorre em muitos países, com experiências bem sucedidas. “A segurança é um dever do Estado e um direito constitucional de todo o cidadão, contudo, sabemos que a assistência do Estado é insuficiente nesse sentido”, destacou. “As mulheres jovens, principais vítimas de agressões sexuais, por exemplo, estariam mais protegidas, com essa possibilidade”, complementou.


Fonte: AGÊNCIA CÂMARA via Cabo Heronides

ESTADO TERÁ QUE IMPLANTAR 50% DO VALOR DO SUBSÍDIO AOS POLICIAIS QUE TRABALHAM NA GUARDA PATRIMONIAL



A Secretaria Estadual de Administração e de Recursos Humanos (SEARH) e o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPERN) deverão implantar no contracheque de um Policial Militar aposentado, atualmente designado para a segurança patrimonial e policiamento interno de órgãos da administração pública estadual, o valor correspondente a 50% do valor do subsídio inerente ao posto ou graduação ocupada na ativa, nos termos da Lei Estadual nº 6.989/97. O acréscimo corresponde à remuneração dos guardas patrimoniais designados, cujo pagamento não estaria sendo cumprindo, segundo o autor do Mandado de Segurança nº 2013.001737-3, de relatoria do juiz convocado Gustavo Marinho. Segundo a decisão que acolheu o pedido liminar do autor, a implantação deverá ocorrer no prazo máximo de 30 dias, sob pena de multa diária de R$ 1 mil na pessoa dos próprios impetrados. O autor destacou que a natureza jurídica da retribuição financeira é eminentemente previdenciária e alimentar devido ao caráter da contraprestação dos serviços que são por eles desempenhados. Ao analisar os autos, o magistrado constatou que o impetrante não estava percebendo a retribuição financeira de acordo com os termos previstos no art. 4º, §1º, da Lei nº 6.989/97. “Igualmente, presente o perigo da demora, pois clara a natureza alimentar da verba, o que por si só corrobora a urgência da medida”, concedendo assim o pedido liminar.

Fonte: TJRN via Cabo Heronides

ACUSADO DE ASSASSINATO EM SÃO RAFAEL É PRESO PELA POLÍCIA

Francisco Canindé do Nascimento "Acusado de Homicídio"

A polícia Militar de São Rafael, juntamente com a Policiais Civis, prenderam na manhã de ontem 21/03, por volta das 11h00min. A pessoa de Francisco Canindé do Nascimento, 49 anos de idade. Contra o mesmo existia um mandado de prisão em aberto pelo o assassinato do Senhor Damião Nunes, 68 anos, fato ocorrido no dia 08/10/2012 em frente ao posto de gasolina São Rafael.
Canindé, como é conhecido, estava escondida em sua residência que fica localizada na rua João Rodrigues de Melo no Bairro Soledade II em São Rafael. De posse dessas informações a policiais militares e civis se deslocaram até a residência do acusado e efetuaram sua prisão. O acusado não esboçou reação.
Logo após a prisão do acusado, o mesmo indicou onde teria escondido o facão utilizado no crime.  Policiais se deslocaram até o local e, com ajuda de Canindé, localizaram o facão escondido em uma planta.
O acusado encontra-se preso e será encaminhado ainda hoje para uma unidade prisional adequada, fato este que já está sendo providenciado pela Dra. Taís, Delegada de São Rafael.

Fonte: PM de São Rafael.

quinta-feira, 21 de março de 2013

PM recupera moto furtada em Assu e apreende adolescente acusado do furto

Moto furtada encontrada abandonada


Na tarde de hoje, por volta das 13hs, policiais militares da Força Tática foram avisados pelo COPOM do 10º BPM, que denuncias davam conta de uma motocicleta abandonada na Rua João XXIII, por traz da funerária Sempre. Chegando ao local, os militares identificaram a moto como sendo a que foi furtada no dia 19, próximo a Igreja Matriz, no centro de Assu, e a conduziram para a DP para confeccionar o Alto de entrega.
Durante os procedimentos da Força Tática na DP, os policiais da RP, realizavam patrulhamento, e nas proximidades da praça J. Keuly viram um rapaz arremessar um objeto suspeito e decidiram aborda-lo. Com o jovem foi encontrada a chave de uma motocicleta, ao ser interrogado onde estaria a tal, o mesmo abriu o jogo, informando que furtou a moto que havia acabado de ser recuperada pela FT no dia (19), que agiu sozinho e em pleno meio-dia, e que retirou algumas peças e escondeu em sua residência.

Adolescente acusado de furto
O adolescente de iniciais L.R.F.S., de 17 anos de idade, já responde por outros atos fracionais, ele foi detido em flagrante com mais dois comparsas acusados de assaltarem o posto Diniz, no dia 20 de Janeiro desse ano. Agora responderá um ato infracional por furto.

Justiça Federal condena réu confesso de assalto aos Correios de Itajá

Van Clewson

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte condenou a 7 anos e 3 meses de reclusão o réu confesso do assalto a agência dos Correios de Itajá, fato ocorrido no dia primeiro de março de 2012. Van Clewson de Carvalho Pereira cumprirá a pena inicialmente em regime fechado.A sentença foi do Juiz Federal Fábio Luiz de Oliveira Bezerra que determinou que além da pena em regime fechado, também definiu que o réu deverá pagar R$ 61.531,82 como valor mínimo de reparação. Fábio Luiz observou que em audiência Van Clewson confessou a autoria do assalto, mas negou que tivesse usado a arma de fogo.O Juiz Federal Fábio Bezerra ressaltou também o fato “do réu ser possuidor de maus antecedentes, haja vista que cometeu outros delitos, conforme se verifica na análise dos interrogatórios realizados perante as Polícias Federal e Civil.

Fonte: Jarbas Rocha

Limpa lá, suja aqui! 20 presos são transferidos do Pará para Mossoró

Momento do desembarque dos presos em Mossoró

O avião do tipo Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB), com 20 presos do estado do Paraná, pousou às 17h no Aeroporto Dix-Sept Rosado em Mossoró. Os detentos embarcaram do aeroporto internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, no final da manhã desta quarta-feira (20). A operação batizada de "Limpeza" foi organizada pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná, em conjunto com a Polícia Federal. A operação de desembarque dos presos contou com as participações agentes do Departamento Penitenciário Federal (DEPEN), Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal (DPRE). Os detentos foram separados em grupos de cinco, e levados aos veículos do Sistema Prisional. O comboio seguiu com forte escolta pela Avenida Felipe Camarão, com destino à RN-015, local onde está instalado o presídio Federal de Segurança Máxima, distante cerca de 10 km da zona urbana de Mossoró. A decisão da transferência partiu da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná, visando medidas preventivas em relação a segurança. O secretário Cid Marques, informou que a medida não tem ligação com a onda de ataques registrada em Curitiba e Região Metropolitana. Ainda de acordo com o secretário, os presos foram escolhidos a partir de uma triagem, antecipando resguardar a segurança do sistema prisional e diminuir a tensão no Estado.

Fonte: Passando na Hora

PEC 300: MILITARES COBRAM APROVAÇÃO EM SEGUNDO TU



Bombeiros, policiais civis e militares fizeram manifestação hoje na Câmara para pressionar pela aprovação do segundo turno da chamada PEC 300. O evento, no auditório Nereu Ramos, contou com a presença dos principais líderes do movimento em favor da proposta, que cria o piso nacional das três categorias. A PEC 300/08 foi aprovada em primeiro turno em 2010 e, desde então, aguarda a conclusão da análise dos deputados. No encontro, lideranças das categorias reclamaram que na época da campanha eleitoral os candidatos prometeram a aprovação da proposta, até mesmo o vice-presidente e a própria presidente.

A criação de uma polícia estadual única e de um plano nacional para as categorias estão entre as principais reivindicações da PEC. Além disso, os policiais pedem um fundo nacional de segurança pública, com financiamento de municípios, estados e do governo federal. O principal entrave para a aprovação da proposta é a obrigação que caberá à União de contribuir com os salários dos policiais. O deputado Mendonça Prado (DEM-SE) acredita que é possível aprovar a PEC 300 ainda neste ano, por conta do compromisso firmado pela presidência da Câmara. Confiante, o parlamentar lembrou a aprovação no Senado de proposta semelhante, de autoria de Renan Calheiros. "O presidente do Senado é autor da proposta 446. Na Câmara dos Deputados, o presidente Henrique Eduardo Alves, quando era líder, assinou o requerimento para incluir na pauta. Ele defendeu a PEC 300 e eu tenho certeza que ele será o principal cabo eleitoral da PEC 300, sob pena de ficar em uma situação ruim em termos de imagem, de homem público e de palavra".
Segundo o policial militar Edgar Menezes, que representa a Associação dos Militares do Estado de Sergipe, a aprovação em segundo turno demora porque a proposta envolve muitos interesses. "Os governadores dos estados são contra a PEC 300 porque acham que vão arcar com a conta desse possível reajuste, desse possível piso salarial, mas não é bem assim. Existe um projeto para que a União complemente os salários. São três anos, provavelmente vamos levar 2013 todinho nessa mesma luta", completou. Na agenda dos manifestantes, além da PEC 300, foram discutidos temas como a votação em trânsito, já que os policiais são deslocados para outros municípios; e da reserva nas corporações, quando o policial militar é obrigado a se aposentar para assumir mandato político. Outra reivindicação é a anistia aos policiais militares que perderam os cargos, como os bombeiros demitidos ano passado por articularem movimento grevista no Rio de Janeiro.

Fonte: AGÊNCIA CÂMARA por Cabo Heronides

terça-feira, 19 de março de 2013

RP recupera material furtado de panificadora

Adolescente com material recuperado

Policiais Militares da Radio Patrulha (RP), abordaram um adolescente de iniciais P.A.M.S. por volta das 03hs da madrugada de hoje (19), no Bairro Vertentes, conhecido por “Buraco Dágua”, com ele foram encontradas quatro sacolas com refrigerantes em latas e garrafas, sucos em caixas, caixas de fósforos e uma calculadora.
O adolescente tentou se esconder da guarnição (GU), mas foi visto por traz de uma pilar em um local que segundo informações do próprio jovem funciona uma boca de fumo.

Panificadora arrombada
Os policiais questionaram ao suspeito com relação a procedência do material encontrado em seu poder, e o mesmo informou que seria produto de furto. Que havia arrombado com um pedaço de ferro a Panificadora Fonte de Luz, localizada na Rua Madre Cristina, vizinho ao restaurante popular no Bairro Frutilândia e que seria trocado no local onde foi abordado.
Os proprietários do estabelecimento comercial, alvo do arrombamento, foram avisados pelos policiais do acontecido e se deslocaram ao local para receberem todo o material recuperado.
O adolescente foi levado para sua casa e entregue a um “responsável”.

POLICIAIS TEM DIREITO RECONHECIDO, MAS PROMOÇÃO ESBARRA EM LIMITE PRUDENCIAL



No mínimo sete policiais militares deram entrada no ano de 2012 com requerimento para serem promovidos; no entanto, todos os pedidos foram indeferidos pelo Comando Geral da PMRN alegando limite prudencial.
No texto do despacho do Comando Geral, o mesmo reconhece o direito dos militares de serem promovidos, mas que deixa de efetivar o ato de promoção em observância a uma decisão do Tribunal de Contas do Estado, a qual trata a respeito de medidas direcionadas à diminuição de despesas, bem como o ofício circular da CONTROL, que versa sobre o limite prudencial e consequente vedação legal de despesas com pessoal, em virtude da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Com a decisão, mais uma vez os militares são prejudicados quanto à ascensão profissional. Atualmente, a Polícia Militar do RN possui mais de mil vagas para a graduação de cabos e sargentos, as quais se fossem preenchidas possibilitariam os militares de ascender profissionalmente.
Uma das maiores reclamações dos policiais militares é a falta de promoções, principalmente quando soldados. Atualmente, para um soldado ser promovido é necessário realizar um Curso de Formação à graduação de Cabo, o qual não é realizado há mais de dez anos. Já ao ingressar como oficial, este em poucos anos já podem galgar o posto de capitão.


Fonte: Soldado Gláucia via Portal BO

domingo, 17 de março de 2013

POLÍCIA DE PARAÚ PRENDE JOVEM QUE VINHA ATERRORIZANDO A CIDADE

Bruno Ramos da Silva

Na manhã de hoje (17 de março), por volta das 06hs, policiais da cidade de Paraú conseguiram prender Bruno Ramos da Silva, 20 anos, natural e residente em Paraú. Na companhia de Bruno a polícia apreendeu um menor conhecido por Nandinho de apenas 16 anos.
Segundo informações são que o Bruno é acusado de vários furtos, assaltos e outros delitos na cidade de Paraú, a prisão se deu durante uma ação rápida do Sgt Eduardo e o Sd Italo, que detiveram a dupla que vinha aterrorizando a cidade de Paraú.
A ultima ação delituosa da dupla foi um arrombamento ontem (16), no bar de Antônia Lucia da Silva mais conhecido por bar de boboca, onde foram furtados vários litros de bebidas.
Vale salientar que toda a ação foi realizada em carros particulares dos próprios policiais, pois a cidade encontra-se sem viatura a mais de oito dias, o acusado foi flagranteado na cidade de Patu e em seguida foi levado a cidade de Caraúbas, onde ficará a disposição da justiça.
Este é o retrato da segurança no RN, no governo Rosalba Ciarlini.

Fonte: Focoelho