segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Ministro da Justiça assina ordem de R$ 49,2 milhões para segurança do RN

Eduardo Cardozo esteve em Natal e assinou a implementação do Brasil Mais Seguro.
O Rio Grande do Norte vai receber um reforço em investimentos para a Segurança Pública. Nesta sexta-feira (23), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, esteve em Natal e assinou uma ordem no valor de R$ 49, 2 milhões, que deverão ser empregados na qualificação dos procedimentos investigativos, além de impulsionar o reforço da presença ostensiva da Polícia nas cidades de Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará Mirim e Macaíba, escolhidas de acordo com o mapa da violência no Estado.
O investimento faz parte do programa federal Brasil Mais Seguro, que já havia sido anunciado anteriormente. A governadora Rosalba Ciarlini também assinou o convênio. O ministro José Eduardo Cardozo enfatizou que a redução da violência no Brasil é um desafio para o Governo Federal e que, em breve, a população potiguar começará a perceber os resultados que o programa terá.
“Este programa se coloca através de uma parceria entre os governos federal e estadual. O estado pioneiro foi Alagoas, onde constatamos uma boa redução de quase 20% na criminalidade apenas da capital. E, ter sido bem sucedido, começamos este diálogo com o Rio Grande do Norte para implantação do projeto aqui. As mudanças não são imediatas porque são medidas estruturantes, que capacitam o serviço público no Estado a poder enfrentar a violência, mas tenho certeza que o povo potiguar, a exemplo dos demais estados em que o programa já foi implantado, começará a perceber os resultados ao longo do tempo”, pontuou o ministro.
Brasil Mais Seguro
O programa integra o Plano Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, que promove ações voltadas para o fortalecimento das fronteiras, o enfrentamento às drogas, o combate às organizações criminosas, a melhoria do sistema prisional, a segurança pública para grandes eventos, a criação do Sistema Nacional de Informação em Segurança Pública e a redução da criminalidade violenta.
O Programa de Redução da Criminalidade Violenta, lançado com o nome Brasil Mais Seguro, tem como objetivo induzir e promover a atuação qualificada e eficiente dos órgãos de segurança pública e do sistema de justiça criminal, focado na qualificação dos procedimentos investigativos e na maior cooperação e articulação entre as Instituições de Segurança Pública e o Sistema de Justiça Criminal (Poder Judiciário e Ministério Público).

O Brasil Mais Seguro prevê três eixos de atuação: a melhoria da investigação das mortes violentas; o fortalecimento do policiamento ostensivo e de proximidade (comunitário); e o controle de armas.

Fonte: PM de São Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário